Cuidados especiais com a pele no inverno.

É nessa época do ano que o corpo sua menos para evitar a perda de calor. Como o calor é um grande estímulo para a produção de óleo, quando a temperatura diminui a glândula sebácea baixa sua produção. A conseqüência é a diminuição da água e do óleo da superfície da pele, fazendo-a desidratar. O vento e as mudanças bruscas de temperatura também aumentam a perda de água.

No inverno também é comum as pessoas tomarem banhos mais quentes e mais demorados, o que resseca ainda mais a pele. Isso faz com que fique esbranquiçada, com escamas e, em casos mais graves, até fissuras. Não é raro surgirem também problemas como o eczema – um tipo de reação que causa vermelhidão, descamação e coceira.

Segue algumas dicas:

- Ressecamento: Use hidratante em todo o corpo logo após o banho e com a pele ainda molhada. Aplique produtos à base de uréia, ácido glicólico, ceramidas, óleos naturais e vitaminas, que protegem a pele do envelhecimento. No inverno, é importante hidratá-la duas vezes ao dia.

- Banhos quentes: já que ninguém abre mão de um banho quente no inverno, a dica é evitar banhos demorados. A água quente retira a camada de gordura natural da pele, ressecando-a.

- Buchas e esfoliantes: o uso freqüente desses produtos no inverno também retira a oleosidade natural, deixando a pele mais frágil e seca. Por isso, use-os somente quando precisar retirar as células mortas e estimular renovação celular (o ideal é esfoliar uma vez por semana). Mas evite usá-los em peles sensíveis ou secas.

- Sabonetes: experimente usar no banho sabonetes com formulações mais suaves, que façam pouca espuma, pH balanceado (5,5) e glicerinados. Em geral, são menos agressivos e não retiram totalmente a camada de gordura que protege a pele.

- Hidrate os lábios: muita gente hidrata o corpo e esquece os lábios. O vento e a baixa temperatura também os ressecam e fazem descamar. Nada como uma boa manteiga de cacau ou um batom hidratante não resolva. Leve-os sempre na bolsa e de tempos em tempos reaplique.

- Época dos tratamentos: o inverno é indicado para fazer procedimentos mais agressivos, como a cauterização química e o laser. Os especialistas também retiram verrugas, sinais e cistos, fazem preenchimentos e peelings. Como a radiação solar é menos intensa nessa fase do ano, você se expõe pouco e corre menor risco de desenvolver manchas ou outros problemas na pele sensibilizada.

Fonte: Livro Beleza sem Mistério
Dra Dermatologista Denise Steiner

Comentários