Mitos e verdades sobre depilação definitiva


O pêlo é considerado um anexo da pele, não apresentando funções vitais para o organismo. Está relacionado, porém, com aspectos da auto-estima, aparência, atrativo sexual e muitos outros.


Sua eliminação tem levado as pessoas à procura de diferentes métodos, nem sempre adequados, criando mitos e verdades sobre a depilação definitiva.

É importante salientar que o cabelo ou pêlo é uma estrutura localizada na parte mais profunda da pele (derme) extremamente ativo, permanecendo em crescimento e em divisão celular por períodos prolongados. Como curiosidade, sabemos que o folículo pilo sebáceo se situa em segundo pelas células sanguíneas.

Há dois tipos de pêlos no organismo: o pêlo terminal, que é grosso, escuro e tem potencial de crescimento, e o velus (penugem), que é fino, claro e permanece sempre curto.

Nos pêlos do corpo, como os da perna, virilha e axila, embora apresentem um tipo de ciclo semelhante ao do cabelo, o tempo de renovação é mais curto, ocorrendo a troca com maior rapidez. Esse fato leva as mulheres a fazerem uso da depilação.

A chegada do laser

Como se sabe, os métodos de depilação existentes na atualidade são muitos e têm alguns inconvenientes. As lâminas de barbear, por exemplo, deixam o pêlo mais vigoroso, seu crescimento é muito rápido e a pele pode tornar-se irritada. A depilação com cera apresenta grande tendência para o encravamento e infecção.

Já a eletrólise ou eletrodepilação é bastante delicada, pois atinge os pêlos individualmente, mas deixa a pele machucada e manchada.

Com a chegada dos lasers consegue-se uma metodologia mais adequada para acabar com os pêlos indesejáveis. Para se ter uma idéia de sua eficácia, a ação do laser no pêlo está relacionada com a sua afinidade pela cor escura do mesmo, que é bastante forte na raiz.

Em razão deste fato, o laser não atinge pêlos brancos ou pêlos muito claros, tornando impossível, com a tecnologia disponível, atingir os pêlos que não tenham pigmentação escura.

A falta de técnica apurada pode levar a efeitos colaterais indesejáveis.

Antes ou após a aplicação do laser para depilação não é necessário o uso de medicações sistêmicas. No entanto, pode-se preparar a pele com cremes clareadores especiais ao longo de três semanas antes da intervenção.

O tempo de duração da sessão está relacionado com a área a ser trabalhada. A pele pode ficar avermelhada e ligeiramente inchada e nos dias subseqüentes é importante o cuidado com o sol.

A depilação dos pêlos a partir do laser atinge um patamar muito mais adequado, sendo um alento para o tratamento de hirsutismo (aumento de pêlos) e também pêlos encravados.


Princípios de Depilação a Laser

O laser atua pelo processo denominado “fotodermólise seletiva”, pois age somente se o pêlo e o folículo que contenham melanina. O pêlo e o folículo piloso captam a energia do laser e a conduzem até a matriz pilosa que é destruída pelo calor, sem danificar as estruturas delicadas da pele. Isso ocorre em folículos no estado anágeno (evolução).

Os que estão no estado de involução (telógeno ou catágeno) não estão aptos a captar a energia do laser, razão pela qual deve se esperar que cheguem à etapa adulta para o tratamento. A efetividade do laser depende de fatores como: fase do ciclo folicular (característica de cada pessoa), espessura, cor e profundidade do pêlo, densidade folicular, zona a ser tratada, estado hormonal e número de seções realizadas.

Dermatologista Drª Denise Steiner
Fonte: Revista Cosmetics & Toiletries 
Maio/Junho 2007


Comentários

  1. Undoubtedly infirm! Thank you for your comment Niharika!

    ResponderExcluir
  2. oi,estou fazendo,até agora estou amando,vamos ver se vai durar mesmo né.Faltam 4 sessoes de 10.

    ResponderExcluir

Postar um comentário