Evolução da maquiagem.

A maquiagem é um forte aliado feminino, quando o assunto é fazer a mulher ainda mais bela, disfarçar imperfeições, dando um “tom” a mais na pele e disfarçando até noites mal dormidas.

Para as mulheres americanas, sair de casa sem maquiagem é como estar nua. Elas carregam no visual e invadem as ruas com um ar saudável, sem olheiras e muito gloss nos lábios. Já as europeias preferem um look menos arrojado em razão ao clima mais frio e as pessoas serem mais reservadas, mas também não dispensam um lápis e rímel no olho, além do batom. Felizmente, as brasileiras já estão entrando nessa onda e hoje, usa-se maquiagem até nas praias.

Independente de nacionalidade, a verdade é que as mulheres adoram se maquiar. Geralmente, as pessoas não estão satisfeitas com alguma parte do rosto e por meio da maquiagem podem-se disfarçar as imperfeições e realçar a beleza.

A história da maquiagem é muito antiga. Ela começa quando os feiticeiros e curandeiros adornavam o corpo com pinturas consideradas “mágicas”. Após surgem às primeiras pinturas de guerras, mais tarde surge na região da Mesopotâmia produtos de maquiagem a base de carvão para os olhos, henna e outros resíduos naturais. Já os Gregos tinham mais preocupações com a saúde e a beleza do corpo do que com a maquiagem propriamente dita.

No Egito a maquiagem tornou-se parte da higiene diária e toma função de requinte, assim começa então a maquiagem como ritual de beleza. As misturas de metais pesados davam o tom esverdeado para impregnar e proteger as pálpebras dos nobres. É também com a civilização egípcia que surge a distinção: "Mulher de pele clara" e "Homem de pele escura". Cleópatra bem representou o ideal de beleza daqueles tempos. Carismática e poderosa, ela imortalizou seu tratamento banhando-se em leite, cobrindo as faces com argila e maquilando seus olhos com pó de khol (ingrediente obtido inicialmente pelos árabes, de uma poeira preta que foi condensada e solidificada, dando origem ao produto que as mulheres usavam).

Passando para Roma, as mulheres usavam máscaras de farinha, miolo de pão e leite de jumenta durante a noite sobre o rosto para melhorar a pele.

No Japão, para obter a aparência extremamente clara as mulheres aplicavam um pó espesso e argiloso feito de farinha de arroz, chamado oshiroi. Depois passaram também a usar o beni, pasta feita do extrato de açafrão, para colorir as maçãs do rosto.

Mas, como nem tudo é só de flores no caminho, na Roma antiga a indignação masculina frente aos artifícios femininos de usar produtos para maquilagem está registrada em obras imortais, como escreveu Ovídio "Seu artifício deve permanecer insuspeito. Como não sentir repugnância diante da pintura espessa em sua face se dissolvendo e escorrendo até seus seios? Por que tenho de saber o que torna sua pele tão alva?” As maquilagem das mulheres era tão espessa que dava para cortar "a nata da torta de queijo de cada uma das bochechas".

Os líderes religiosos expressavam sua indignação contra o uso de artifícios coloridos, e com isso o parlamento inglês recebeu a proposta de uma lei que tentava impor sobre as mulheres a mesma penalidade por adorno que era imposta por bruxaria. O termo desobrigava de suas responsabilidades os marido que haviam casado com uma "máscara falsa": todas as mulheres que a partir deste ato tirarem vantagem, seduzirem ou atraírem ao matrimônio qualquer súdito de Sua Majestade por meio de perfumes, pinturas, cosméticos, loções, dentes artificiais, cabelo falso, lã de Espanha, espartilhos de ferro, armação para saias, sapatos altos ou anquilhas, ficam sujeitas à penalidade da lei que agora entra em vigor contra a bruxaria e contravenções semelhantes e que o casamento, se condenadas, seja anulado.

Mas apesar da postura radical da igreja e dos costumes rígidos, a vaidade feminina venceu. Com os desenvolvimentos científicos, o ato de pintar os lábios tornou-se moda desde o século XVII, quando as pomadas coloridas tornaram-se mais acessíveis e seguras. Desde então, a preocupação com higiene pessoal foi deixada de lado, o que ironicamente contribuiu para o crescimento do uso da maquilagem e dos perfumes, até Marilyn Monroe que era morena (isto mesmo, ela também tingia seus cabelos) usava maquilagem clara e pintava lábios vermelhos intensos, atraindo e intensificando sua feminilidade.

Por volta da década de 20, os cinemas utilizam muito a maquiagem em suas produções, já que os recursos eram precários, sendo esta a principal forma de modificação da aparência dos personagens. A partir de então, a maquiagem passa a ser de uso geral.

Na década de 70, as cores de maquilagem tornaram-se populares, acompanhando as coleções de alta-costura francesa, italiana e inglesa. Toda vez que um grande costureiro lançava uma nova coleção de cores e formas para as roupas, lá vinha um tom de sombra específico para os olhos, uma nova cor de boca.

E é no final da década de 80 que entram em lançamento as fórmulas evoluídas para cosméticos pigmentados. Na década de 90, com o novo milênio batendo na porta, finalmente entram em cena fórmulas baseadas em tecnologia de vanguarda, cujo uso garante propriedades bem interessantes para nossa beleza, como proteção solar, umectação e controle do envelhecimento cutâneo. Hoje podemos contar com produtos que tratam e colorem nossa pele ao mesmo tempo, como nunca antes na história da humanidade: uma nova era, a da Beleza Inteligente, onde cada ser possa encontrar seu equilíbrio na roupa, no cheiro e na cor.

Cada década teve sua história, seu estilo:

Anos 30 - Olhos sofisticados e provocantes: Sobrancelhas totalmente depiladas e redesenhadas com lápis, num traço fino, ousado e marcante. Sombras de pálpebras em pó exploravam todos os matizes, indo dos castanhos aos cinzas, e inclusive ao preto para a noite. Os cílios cuidadosamente recurvados e cobertos por máscaras para cílios. Para evitar todo excesso considerado vulgar, a maquiagem da boca tornou-se mais discreta;





Anos 40 - Olhos armados de guerra: A beleza, sinônimo de saúde, era considerada uma obrigação para as mulheres. Os efeitos da guerra abalaram o mundo e o mercado de cosméticos teve uma queda em função da falta de matérias-primas. Graxa para as botas serviam como máscara para cílios, o carvão, como sombra de pálpebras, a graxa para sapatos como tintura para as sobrancelhas e pétalas de rosa embebidas em álcool produziam um blush líquido da era vitoriana. Ao longo de todo o conflito, as estrelas usaram cabelos longos, um modo de exprimir feminilidade numa época em que muitos outros meios não eram mais acessíveis;


Anos 50 - Olhos de gazela: Modelados pela sombra nas pálpebras, o lápis de sobrancelha, a máscara para cílios e o delineador. A importância da maquiagem dos olhos trouxe uma infinidade de criações e reformulações de produtos. A maquiagem realçava a palidez da pele e a intensidade dos lábios. Os pós-de-arroz e compacto estavam muito presentes;



Anos 60 - Olhos de adolescente: Incrivelmente maquiados transparecendo uma ousadia inocente. Na mesma época, surgiram as minissaias e as mulheres começaram a deixar de lado o clássico e ultrapassado visual fatal. A feminilidade transitava entre o comportado e o irreverente. As cores eram fortes, puras, verdadeiras: rosa-choque, dourado, verde, violeta e laranja. Os anos 60 marcam o início da cultura pop americana;




• Anos 70 - Olhos em busca de liberdade: A beleza toma um aspecto moral e psicológico. Não existem mulheres feias, há somente mulheres que ainda não se conhecem. Pela primeira vez na evolução da beleza, homens e mulheres podiam escolher sua aparência seguindo seu estilo de vida pessoal, e não somente as exigências da moda. A maquiagem e os cortes de cabelo se tornaram meios de expressão de escolhas. Cabelos livres, pele bronzeada e lábios brilhantes fizeram dos anos 70, uma década de beleza explosiva. A Era Disco;


• Anos 80 - Olhos cheios de movimento: A juventude dourada e coberta de lantejoulas tinha os lábios muito vermelhos, os olhos pintados de azul-elétrico e as maçãs do rosto realçadas por blushes cor de tijolo. Os códigos de beleza começavam a mudar de acordo com as estações do ano. A sombra passava do castanho ao violeta e era esfumaçada, em arco-íris. Os cílios eram alongados com máscaras coloridas (verde relva e azul piscina) e a prova d'água. No topo dos anos 80, triunfava Madonna, que foi um marco da década. A beleza virou competição e as mulheres passaram a cuidar muito do corpo.

Anos 90 - Olhos menos cintilantes e mais decadentes: Cansada dos agitos dos anos 80, as mulheres dos anos 90 apresentam uma beleza perturbadora que representa uma sociedade em fase de mutação. Tatuagem e piercings fazem do corpo um campo de expressão da feminilidade "debochada";








De 2000 aos tempos atuais - Olhos espirais levam ao túnel do tempo: Fragmentos de todas as décadas passadas se misturam e contam um pouco da história da beleza feminina por meio dos tempos. Com a chegada do novo milênio, os diversos aspectos adotados pela beleza nos serviram de espelho. Os dois últimos anos misturam todos os possíveis estilos de moda e maquiagem. Trazem à classe e a elegância do início do século, a delicadeza sexy dos anos 60, a irreverência dos anos 80 e a "apatia" em tom de protesto dos anos 90. Atualmente, o que se vê pelas ruas, é a valorização dos olhares, bocas, rostos.


A maquiagem este ano promete ser bem irreverente, havendo uma soma do que apresentou a maquiagem por todas as décadas do século passado, com várias cores nas sombras, que vêm em tons metálicos e 3D, delineadores e rímel coloridos, blushes carregados e até cores mais opacas de batons, deixando um pouco a Era Gloss.

O fato é que o mundo atual faz campanha em prol da beleza e vaidade feminina e, quem adere a esse padrão pode ser taxada de “desleixada” e não se enquadrar no mercado de trabalho ou na aceitação social.

Por esta razão, saber se maquiar adequadamente para cada tipo de ocasião é imprescindível para conquistar um espaço na sociedade moderna, nunca se esquecendo da beleza interior e conteúdo, que também são fundamentais para sustentar toda a formosura externa.

Fonte: Manual de Automaquiagem - Portal Educação.

Comentários

  1. este texto é oimo ,eu adorei vocês estão de parabens por ter criado esse texto internet, pois ele me ajudou muito.

    ResponderExcluir
  2. muito bom, estav precisando acha algo sobre a história da maquiagem para um trabalho meu e não achava nada de bom. Mas o seu trabalho está maravilhoso. Tenho um bllog também criei a pouco tempo se for possivel segue ? http://life-of-girl97.blogspot.com/

    By: Amanda Melo

    ResponderExcluir

Postar um comentário