Pesquisa comprova: Cabelos brancos estão aparecendo cada vez mais cedo nas mulheres!



Os cabelos brancos já não são mais sinal apenas de envelhecimento e estão aparecendo cada vez mais cedo.
Isso porque, de acordo com uma pesquisa realizada na Inglaterra, 32% das mulheres britânicas com menos de 30 anos já estão perdendo a coloração natural da madeixa.
Recentemente Jennifer Lopez também confessou à revista People que seus fios começaram a embranquecer com 23 anos e que isso a obriga a cobrir os brancos com titura a cada duas semanas.
Mas o que explica esse fenômeno “precoce”? Estresse, genética, fatores ambientais, má alimentação?Segundo a cantora, o fator genético mais o estresse foram determinantes para que os fios brancos começassem a aparecer quando ela ainda era jovem.
“Meu pai e minha mãe começaram a ficar com cabelos brancos muito cedo e eu segui o mesmo caminho.
Uma vez que comecei a fazer filmes, fui perdendo a coloração dos fios.
Era muito estresse e pressão”, disse a bela à revista People.
O estresse, aliás, também foi considerado o responsável pelos cabelos brancos em 2/3 das mulheres britânicas.
Para o tricologista Valcinir Bedin, o surgimento de cabelos brancos depende da genética, da raça e de fatores ambientais.
“Normalmente a madeixa começa a ficar branca a partir dos 35, 40 anos entre pessoas brancas, entre 45 e 55 em pessoas amareals e após os 55 nos negros”.
Sendo assim, por que as pessoas estão começando a ficar grisalhas já com 25?
Alguns estudos apontam que os melanócitos do bulbo capilar, ou seja, as células que produzem a melanina que dá cor aos cabelos, são facilmente destruídos quando expostos aos radicais livres de oxigênio.
Segundo Maurício Pupo, professor de cosmetologia, isso quer dizer que o aparecimento dos cabelos brancos está diretamente relacionado a decadência de hábitos alimentares, estresse emocional, noites mal dormidas e outros hábitos como fumo.
Como cada fator influencia o aparecimento precoce de cabelos brancos:
Má alimentação: o homem moderno deixou de ingerir alimentos in natura, que são ricos em nutrientes importantes, vitaminas e minerais, para ingerir alimentos excessivamente gordurosos, industrializados e cheios de açúcar que, dentro do nosso corpo, geram inflamação, desencadeamento de doenças e nos cabelos a perda da coloração;
Estresse: reduz nossa imunidade, nossa defesa contra os radicais livres e contribui para os processos inflamatórios; Cigarro: o fumo diminui o aporte de sangue nas células, diminuindo sua produção; Poluição: é um agente oxidante que contribui para o surgimento de radicais livres que como vimos anteriormente destroem as células que produzem melanina que dá cor aos fios.
De acordo com Pupo não tem como mensurar a porcentagem com que cada fator influencia o sugimento precoce dos fio brancos, mas garante que a genética é determinante.
Como evitar os fios brancos precoces
Os especialistas recomendam uma alimentação equilibrada com vitaminas do complexo B (carnes, ovos e leite) e cobre (frutos do mar).
Além disso, indicam o consumo de alimentos naturais e orgânicos.
“Simples atos como trocar refrigerante por sucos naturais, doces por frutas secas, limitar a ingestão de bebidas alcoólicas, incluir óleos saudáveis, como de oliva extra-virgem, cereais e alimentos integrais, já ajudam bastante”, diz o professor de cosmetologia.
Outras dicas são dormir, no mínimo, 8 horas por dia, fazer atividade física, como musculação ou yoga e aproveitar os momentos de lazer e descanso.
Fonte: Site Cristiana Arcangeli

Comentários