E a polêmica continua: Antitranspirante X Câncer de mama


Não é de hoje que existe a polêmica de que o Antitranspirante causa câncer de mama. Tudo isso porque nos antitranspirantes contém alumínio na sua formulação, que possui o efeito de fechar os poros da pele e com isso diminuir a liberação de suor, e em estudos foi encontrado o alumínio em tecidos cancerosos retirados da mama em mulheres. Com tudo isso, o que está sendo indicado é usar os desodorantes. Veja o que diz o cosmetólogo Maurício Pupo:

"O desodorante é menos agressivo que o antitranspirante, pois não contém alumínio em sua fórmula”. 

Segundo Maurício, os desodorantes geralmente são feitos com agentes antissépticos, que inibem o crescimento bacteriano, responsável pela fermentação do suor e do mau cheiro. Ao eliminar essas bactérias, o mau cheiro desaparece. Nos desodorantes são usados em geral óleos essenciais como o sândalo, ou ainda ingredientes sintéticos, como o triclosan. “Existe ainda o velho e bom desodorante de bicarbonato de sódio, que é o mais seguro que existe. Ele modifica o pH da pele e inibe assim o crescimento bacteriano”, afirma o especialista. Entretanto, os desodorantes nunca são tão potentes como os antitranspirantes. 

Porém, nada até hoje está confirmado. Veja o que diz a ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) sobre o assunto:

"Recentemente, informações tem sido divulgadas através da Internet, na maioria das vezes anônimas, as quais veiculam informações relacionando-se os sais de alumínio e seus derivados, usados em antitranspirantes e possíveis casos de ocorrência de câncer de mama.
Segundo Pasqualete, membro do corpo clínico do CEPEM - Centro de Estudos e Pes-quisa da Mulher, a notícia divulgada na Internet: "Quase todos os casos de câncer de mama acontecem no quadrante superior da área do peito, justamente onde os nódulos linfáticos estão localizados e que, mulheres que passam antiperspirantes, logo depois de raspar as axilas , aumentam o risco de incidência de câncer" pode ser esclarecida. Continuou o Dr. Pasqualete: "De fato, a incidência de câncer observada neste quadrante é um pouco maior, mas a explicação é simples. É justamente ali que encontramos a maior quantidade de tecido mamário e, portanto, é uma área com maior possibilidade para desenvolvimento da doença. É importante lembrar que, a drenagem linfática da mama não ocorre apenas na axila, mas em outros locais, como mediastino e peritônio (áreas no tórax)".
Segundo dados fornecidos pelo Instituto Nacional de Câncer dos Estados Unidos também não foram mencionadas pesquisas que pudessem evidenciar, até a presente data, tal correlação. Ainda, segundo o Food and Drug Administration (FDA), orgão que regulamenta, entre outros, o setor de produtos cosméticos, também não foram relatados, até o momento, dados que pudessem evidenciar qualquer suporte à teoria de que os ativos presentes em formulações de antitranspirantes ou desodorantes pudessem causar câncer, conseqüentemente, segundo o FDA, parece não haver embasamento científico para esta preocupação."

Mesmo que até o presente momento não foram apresentados dados capazes de inferir a relação sais de alumínio  x incidência de câncer de mama, a abordagem absorção de sais de alumínio deve continuar na mira dos pesquisadores da área.


Fonte:

Comentários

  1. Sabe antiperspirante REXONA CLINICAL?? eu estava usando e realmente funciona. Eu transpiro DEMAIS e com ele eu transpirava quase nada. PORÉM, minina!!! me apareceram umas inflamações, tipo furúnculos, um debaixo de cada braço!!!
    Na embalagem diz que a gente deve começar a usar à noite, então o produto tem tempo suficiente pra agir nas glândulas sudoríparas! Deve ter entupido elas =P
    eu dei um tempo, mas acho que vou voltar a usar pra ver se acontece de novo. Se acontecer, vou mandar um aviso pra UNILEVER.

    ResponderExcluir
  2. Que ótimo texto, mas já que o desodorante comum não ajuda muito no meu caso que transpiro muito o que posso fazer?

    ResponderExcluir
  3. gostei do texto, eles n tem como provar se é mesmo se causa o cânce. Segundo a ACS, isso não é verdade. E mais: não existe qualquer correlação entre o uso de desodorante antiperspirante e a ocorrência de câncer de mama.

    ResponderExcluir

Postar um comentário