Tratamentos para queda de cabelo: Tradicionais x Inovadores.


Vários são os medicamentos e procedimentos usados para tratar a queda de cabelo. Alguns já estão no mercado á tempos, outros estão chegando aos poucos com novos conceitos. Logo são citados os principais tratamentos. Cabe ao médico diagnosticar a causa e prescrever o melhor tratamento.

Minoxidil

O minoxidil é uma loção capilar para problemas de queda de cabelo relacionados a problemas com calvície. O Minoxidil ajuda a revitalizar a raiz do cabelo, normalizar o ciclo do folículo, prolongando a fase anágena ou de crescimento. Ele também tem a função de estimular a vascularização do couro cabeludo permitindo oxigenação da área.

A solução de minoxidil é geralmente encontrada na concentração 2% a 5%. Estudos mais recentes comprovaram que a melhor eficácia é a concentração de 5% tanto em homens como em mulheres.

É importante salientar que o produto deve ser passado no couro cabeludo, e não nos fios. Ele deve ser absorvido pelos poros para agir na raiz dos cabelos.

O minoxidil age nos folículos vivos, aquele folículo que já "morreu" não se recupera mais. Nenhum agente medicamentoso faz crescer cabelos em uma área totalmente sem cabelos.Só o transplante de cabelos consegue preencher este espaço vazio, retirando folículos da área doadora e recolocando-os na área calva.

O tratamento deve ser contínuo. Uma vez interrompida a medicação, a calvície volta ao estado anterior ao tratamento em aproximadamente dois meses.

Finasterida.
A finasterida é um medicamento oral que diminui o nível de DHT no couro cabeludo, o que impede a atrofia dos folículos capilares e ajuda na restauração dos folículos já atrofiados. O resultado é a produção visível de cabelos com aparência natural e a recuperação de áreas que estavam rarefeitas.

Diversos artigos médicos e científicos enfatizam seu poderoso efeito na indução do crescimento capilar: inclusive em mulheres.

Para manutenção do resultado, o tratamento deve ser contínuo, pois com a sua interrupção os cabelos voltam cair no mesmo ritmo de antes. O tratamento deve ser prescrito e acompanhado pelo médico dermatologista que irá avaliar a necessidade de solicitar exames antes de iniciá-lo.

A finasterida não é recomendada para mulheres no período fértil, ou que têm alguma intenção de engravidar, pois ocorre o risco de feminização de fetos masculinos. O uso do medicamento deve ser suspenso 3 meses antes do início da gravidez.

Ainda não foram encontrados efeitos colaterais em mulheres. Para homens, podem ocorrer efeitos colaterais de ordem sexual: dificuldade de ereção, diminuição da libido (desejo sexual) e diminuição do volume do esperma. Com a interrupção do tratamento, os efeitos colaterais desaparecem.

Espironolactona/Flutamida

Possuem ação antiandrogênica. Inibidores da ação dos andrógenos que atuam no interior dos folículos e acabam afinando os fios de cabelo. Esses medicamentos são usados no tratamento de acne, mas também se mostra promissor no tratamento de queda de cabelo e em seu crescimento. Só podem ser usados por mulheres, com exceção de gestantes, em casos de queda de cabelo de origem hormonal. O resultado aparece após 3 meses. Se o tratamento for interrompido e a calvície voltar, pode-se retomar o tratamento.

Serenoa Repens

Fitoterápico obtido através do extrato de uma palmeira. De emprego tópico ou oral, sua ação é similar a da Finasterida: inibe a enzima que transforma a testosterona em DHT que causa calvície androgenética.

Gel Transdérmico FF

É uma loção feita à base de flutamida e finasterida. Também inibe a produção do DHT. O gel transdérmico permite a atuação apenas no couro cabeludo, sem absorção sistêmica. O gel FF é o coadjuvante ideal no tratamento preventivo da calvície, mas não se propõe ao crescimento de novos fios de cabelos, e sim à proteção aos fios ainda presentes — estejam ou não em processo de miniaturização. Como em qualquer outro tratamento, pode ocorrer um shedding (queda de cabelos) na fase inicial. Essa queda representa a eliminação de fios fragilizados pela troca de fios mais espessos e duradouros. O uso do gel FF deve ser contínuo na dose preconizada.

Complexos Vitamínicos

O fio de cabelo é uma haste composta por queratina. Alguns pacientes apresentam baixa produção da substância por anemia, insuficiência de aminoácidos, vitaminas e sais minerais. O uso de suplementos pode ser útil para promover o crescimento de fios mais vigorosos e de forma mais rápida. O uso isolado é ineficaz contra a calvície.

Pill Food

É um suplemento alimentar, composto de proteínas, minerais e vitaminas que fazem parte dos cabelos. Tem ação comprovada, com benefícios à pele, unhas e cabelos. Melhora a imunidade ao organismo e aumenta a disposição. Este suplemento reduz bastante a queda de cabelo (pois fortalece a raiz do cabelo) e diminui consideravelmente unhas lascadas e quebras.

A pele se torna mais viçosa e rejuvenescida. Este suplemento alimentar também é muito utilizado em casos de calvície, como coadjuvante de outros tratamentos.

Pantogar

É um produto eficaz para o tratamento de queda dos cabelos femininos. A eficácia de Pantogar foi documentada em estudos científicos detalhados: Pantogar reduz significativamente a queda dos cabelos, estimulando um crescimento saudável dos fios e melhorando sua qualidade e resistência.

Composição: vitamina B1 60 mg, D-Pantotenato de Cálcio 60 mg, levedura 100 mg, Cisteína 20 mg, Queratina 20 mg e ácido Paraminobenzóico 20 mg

Cetoconazol

É um xampu antifúngico usado topicamente no couro cabeludo para diminuir a população de fungos, o excesso de oleosidade (o sebo é rico em DHT) e alguns estudos mostram que ele também inibe os níveis de DHT. Recomenda-se a utilização 3 vezes por semana. O produto deve agir por pelo menos 10 minutos pra penetrar na pele do couro cabeludo.

Laser de Baixa Intensidade

Melhora a irrigação do couro cabeludo. Tem efeito antiinflamatório, que ajuda bastante em dermatites. É realizada por meio de um aparelho em clínicas especializadas, combatendo a queda do cabelo e estimulando o seu crescimento. É eficaz na recuperação capilar, combatendo também a seborréia e a caspa.

Fatores de Crescimento

Novas tecnologias usadas para tratar a queda de cabelo são os Fatores de Crescimento. São proteínas que imitam as proteínas do folículo piloso e renovam e restauram o crescimento do cabelo. São ingredientes ativos que agem diretamente no folículo piloso.

- Complexo tripeptídeo de cobre:
•Aumenta a rede de vasos sanguíneos para o folículo piloso.
•Aumenta o tamanho do folículo para estimular o crescimento cabelo mais grossos e fortes.

- Oligopeptide-16
•Fortalece e estimula o folículo piloso para a produção de cabelos mais resistentes e saudáveis.
•Incentiva o crescimento do folículo piloso, ativando as células-tronco.
•Aumenta a energia celular na raiz do cabelo.
•Melhora a circulação sanguínea no couro cabeludo.

- Oligopeptide-5 Oligopeptide-5
•Fortalece o fio de cabelo enfraquecido, causada por calvície.
•Estimula o folículo de cabelo.

- Oligopeptide-18
•Promove o crescimento do cabelo renovado.
•Inibe despigmentação para minimizar os cabelos grisalhos.
•Ativa a circulação sanguínea no couro cabeludo.
•Revitaliza o folículo de cabelo.

Outros agentes

•O ácido hialurônico é uma molécula poderoso hidratante capaz de transportar até 1.000 vezes o seu peso em água, que saturou o folículo piloso com a umidade vital.

•Biotina (Vitamina B7) alimenta o eixo do cabelo para dar força e flexibilidade.

•Queratina fortalece o eixo do cabelo.

http://belezaesaude.dae.com.br/tratamento-queda-de-cabelo/

Comentários

  1. Existem os produtos da linha Ecrinal da França , especializada no tratamento dos cabelos fragilizados e deteriorados através de uma ação direta no bulbo capilar , local de formação dos cabelos. E bastante interessante.
    Ha pesquisas cientificas no site em frances (www.ecrinal.com) sobre queda de cabelos. na realidade esses produtos aumentam a fase anagena( de juventude ) dos cabelos ou seja o cabelo vive mais e por isso cai menos. simples assim...........

    consulte os sites ( são sites técnicos e não de venda ) para poder analisar o seu caso adequadamente:
    www.ecrinal.com ( frances e Ingles )
    www.asepta.com ( da França )
    www.asepta.com.br ( no Brasil )

    Espero ter contribuído de alguma forma. posso se quiserem dar mais explicações por e.mail para não poluir o blog

    Jacques – Rio de Janeiro

    ResponderExcluir
  2. O homem inventou tantas coisas inacreditáveis, mas não consegue inventar algo que combata de vez a calvice! Incrível! Será que logo existirá robos com calvice também?

    Ju - Sorocaba

    ResponderExcluir
  3. Muito bem explicado todos os problemas, mas também informados das alternativas acima, há também a pele de prótese de arame micro implantado para fio, o que não é um processo doloroso como o implante de cabelo, seria uma boa dica para os leitores.

    ResponderExcluir
  4. O pior de tudo tem sido para mim encontrar em Porto Alegre/RS um médico que passe confiança e faça um tratamento confiável.

    ResponderExcluir
  5. A cura para a calvície dificilmente surgirá, curar as pessoas não dá lucro, mais vale deixá-las a sofrer e continuar ganhando dinheiro. É esse o triste mundo em que vivemos.

    ResponderExcluir

Postar um comentário