Queda de cabelo e suas causas.


O impacto da perda de cabelo é frequentemente tanto física como psicológica. Para os homens, o cabelo tem sido associada com a juventude, virilidade e força. Para as mulheres é a sua coroa de glória - o mais impactante de todos os acessórios de moda.

Há aproximadamente 100 mil folículos pilosos no couro cabeludo e que a pessoa perde em média entre 50-100 fios de cabelos todos os dias, como parte do ciclo natural do crescimento do cabelo.

O cabelo está ligado ao couro cabeludo na base do folículo pela raiz do cabelo - que é onde o cabelo cresce e é continuamente alimentada por pequenos vasos sanguíneos fornecimento de oxigênio e nutrientes para as células. A espessura real do cabelo depende do tamanho do folículo piloso a partir do qual ela cresce.

Como todos os pêlos do nosso corpo, cada um segue o seu próprio ciclo de 3 fases de crescimento - por isso há pêlos em cada fase a qualquer momento:

• Anágena: A fase de crescimento ativo.
90% dos cabelos estão em crescimento ativo, a qualquer momento.  A fase de crescimento dura aproximadamente 4 anos.

• Catágena - A transição de fase.
Durante esta fase o cabelo pára de crescer e o folículo encolhe. Esta fase dura curto de 2-4 semanas.

•Telógena - A fase de repouso.
Este é um período de descanso e inatividade, quando o cabelo chegou a plenitude do seu crescimento e o cabelo cai. Normalmente, não mais que 10% dos cabelos está nessa fase a qualquer momento, que pode durar até três meses antes do ciclo se repetir.

Infelizmente, no decorrer dos anos, o processo de queda normal de cabelo, leva a diminuição do folículo piloso, e o cabelo se torna mais fino. Além disso, a fase de crescimento (Anágena - aprox. 4 anos) torna-se menor e a fase de repouso (telógena - aprox. 3 meses) progressivamente mais longas, o que inevitavelmente leva ao crescimento do cabelo mais fracos e, finalmente, a perda de cabelo.

Queda de cabelo em homens

A queda de cabelo em homens pode seguir uma série de padrões diferentes, mas geralmente é caracterizada por afinamento inicialmente cabelo dos lados e da frente da testa (calvície), seguido por um remendo calvo na coroa da cabeça (vértex). A maioria da calvície é genética e, embora haja alguma pesquisa, demonstrando ambos os pais contribuem para a perda de cabelo hereditária.


O início da queda de cabelos pode começar em homens, jovens de 25 anos e, embora a taxa de perda de cabelo varia de indivíduo para indivíduo, com alguns homens, que vão totalmente careca em menos de 5 anos. Para a maioria dos homens a perda de cabelo é um processo muito mais lento - gradualmente ocorrendo mais de 15-25 anos. Sabemos que o gatilho para a perda de cabelo hereditária é causada por um poderoso hormônio: DHT.

O efeito psicológico da perda de cabelo nos homens é muito variável, alguns homens acham difícil aceitar sua nova imagem corporal, enquanto outros preferem raspar completamente a cabeça e usar o seu novo aspecto como uma declaração de moda.

DHT - a principal causa da calvície masculina.

A Dihidrotestosterona (DHT) é um poderoso metabólito do hormônio testosterona , que é 3 vezes mais potente que o hormônio. DHT é conhecido por seu papel em causar a calvície masculina, problemas de próstata e também tem sido identificada como a causa de alguns tipos de acne.

O mecanismo pelo qual DHT provoca perda de cabelo nos homens ainda não está totalmente compreendida, mas acredita-se que o DHT  causa encolhimento do folículo piloso, resultando em uma diminuição progressiva da largura do eixo do cabelo deixando os fios finos, frágeis ou torna-se inexistente.
Muitos estudos têm sido realizados para avaliar se determinadas condições ambientais estressantes que podem ter um efeito sobre os níveis de DHT humana. Um estudo desse tipo no E.U.A. observou recrutas do Exército que sofreu privação prolongada do sono: o estudo concluiu que o estresse extremo devido à privação do sono era improvável para elevar os níveis de DHT.

Curiosamente, DHT não é um fator que contribui para a queda de cabelo em mulheres, que é caracterizada pelo aumento da produção do hormônio testosterona.

Queda de cabelo em mulheres.

Muitas mulheres sofrem de episódios de perda de cabelo (eflúvio telógeno) em diferentes épocas da sua vida e por várias razões. A perda de cabelo pode ocorrer como resultado da doença, alterações hormonais e deficiências nutricionais ou como uma reação a alguns medicamentos.  Mesmo o estresse intenso pode provocar um grande número de folículos pilosos para ir para a fase de repouso - felizmente esta condição geralmente melhora dentro de 6 meses.

A queda de cabelo feminino difere do masculino, onde as mulheres geralmente experimentam uma queda geral do cabelo com a perda de cabelo predominante ocorrendo ao longo do topo da cabeça.

Além disso, a queda de cabelo feminino é caracterizada por um aumento da produção de testosterona, ao contrário masculino que é causada por DHT: Dihydrotestosterone.

Pesquisas recentes sugerem que até 60% das mulheres pós-menopausa sofrem algum grau de perda de cabelo e cerca de 13% de mulheres antes do início da menopausa. Esta perda de cabelo é geralmente atribuído ás alterações hormonais, no entanto, perda de cabelo hereditária é ainda a principal causa de queda de cabelo em homens e mulheres.

Devido às diversas causas da perda de cabelo feminino, é importante não se auto-diagnosticar e procurar aconselhamento médico, em primeira instância a fim de eliminar qualquer potencial doença, alergias ou deficiências da dieta.
 
Outros fatores para a perda de cabelo.

• Traumas, como quimioterapia, cirurgia de cabeça, estresse severo, gravidez e amamentação.

• Anemias: deficiência de ferro é uma causa comum de queda de cabelo - felizmente, é simples de diagnosticar e tratar.

• O hipotireoidismo pode causar queda de cabelo, aparecendo tipicamente acima da testa (frontal) e também pode causar perda de pêlos das sobrancelhas e cílios.

• Hipertiroidismo também pode causar queda de cabelo, mas em um padrão diferente para o hipotireoidismo.

• Alopécia areata: uma desordem auto-imune. Normalmente ocorrem em uma área, mas em casos graves, a pessoa pode perder todos os pêlos do corpo.

• Um certo grau de perda de cabelos muitas vezes aparece após o parto. O cabelo geralmente fica mais espesso durante a gravidez, devido aos níveis de estrogênio. Após a gravidez, os níveis de estrogênio retorna aos níveis pré-gravidez voltando ás condições normais de queda.

• A tricotilomania é a perda de cabelo causada por uma pessoa compulsiva em puxar e torcer o cabelo.

• A perda temporária de cabelo pode ocorrer em áreas onde cistos sebáceos estão presentes e podem persistir por várias semanas.

• Algumas doenças e infecções podem causar queda de cabelo grave.

Outros fatores também podem efeito sobre o crescimento dos pêlos, por exemplo: alimentação e nutrição, poluentes ambientais e alguns medicamentos prescritos. A perda de cabelo também pode ser causada por algumas condições médicas, e é importante que essas causas são tratadas por um médico.

Fonte: http://www.la-science.co.uk/

Comentários