Uso de cosméticos proporciona bem-estar



Massagear-se, maquiar-se, tocar o corpo utilizando cosméticos e dar atenção à aparência já não é mais um luxo desnecessário. Pesquisas recentes apontam que os cuidados com o visual são de grande importância para o bem-estar e influenciam na auto-estima e na saúde corporal.

Quem se cuida e dedica parte do tempo a manter uma boa imagem para si e para os outros tem uma vida mais equilibrada e tranqüila conforme atesta uma pesquisa feita recentemente pela empresa de cosméticos Natura, em parceria com um instituto francês.

O estudo, que usou metodologia científica, mostra que o uso de um cosmético pode contribuir diretamente para melhorar o humor, ampliar a sensação de paz, reduzir o nível de estresse e trazer tranqüilidade e relaxamento.

A pesquisa se valeu de uma avaliação subjetiva de humor (questionário) com medições objetivas, do cortisol, por exemplo, um dos principais indicadores de estresse, que foi coletado da saliva, além da temperatura da pele, feita por meio de câmara infravermelha. O trabalho analisou também freqüência e velocidade da fala, cuja alteração sinaliza quadro de estresse.

A pesquisa da empresa de cosméticos foi promovida com voluntárias francesas e brasileiras.

Em cada estudo foram realizadas duas avaliações - subjetivas (percepção do humor) e objetivas (medidas fisiológicas do organismo).

Na França, mediu-se o bem-estar proporcionado pela utilização de um cosmético, juntamente com seu ritual. O estudo foi feito com 42 voluntárias, de 25 a 40 anos.

A segunda abordagem foi realizada no Brasil com 31 voluntárias com idades entre 25 e 30 anos, e buscou medir o bem-estar proporcionado pelo uso do produto por meio de uma avaliação da percepção de humor (questionário), análise da freqüência e velocidade da fala.

O resultado mostrou uma redução de 74% do nível de cortisol, 88% de redução da velocidade e 81% de freqüência da voz, além de 67% de aumento do humor positivo e 90% de redução de temperatura da pele.

Abaixo, porcentagem de mulheres que perceberam a sensação de bem-estar após o uso do cosmético pesquisado:

• Aumento de sensações positivas como tranqüilidade, paz e relaxamento - 67%;
• Redução de sensações negativas como tristeza e cansaço - 63%;
• Redução do nível de cortisol, hormônio liberado pelo estresse - 74%;
• Redução da temperatura da pele, indicação de relaxamento - 90%;
• Redução da freqüência da voz, indicação de relaxamento - 81%;
• Redução da velocidade da fala, indicação de relaxamento - 88%;
• Sensação de bem-estar - 87%.

Dermatologistas e esteticistas concordam com os resultados e afirmam que o ato de se cuidar sempre faz bem à pessoa.

Na opinião da esteticista Célia Junqueira, coordenadora das áreas de estética, massoterapia e podologia do Senac de Rio Preto, a qualidade de vida está diretamente ligada à busca pelos cuidados com o corpo. Ela diz que não é preciso recorrer às últimas novidades em cosméticos para obter vantagens. Basta que a pessoa adquira consciência corporal e saiba que enquanto se cuida está fazendo bem à sua saúde física e mental.

Tanto os procedimentos feitos por terceiros quanto os cuidados realizados pela própria pessoa surtem efeitos positivos no comportamento. Em geral, as mulheres (a agora também os homens) investem mais na área do rosto com cremes anti-sinais e fórmulas específicas para a região ao redor dos olhos. Já nas clínicas de estética, a procura maior é por tratamentos como limpeza de pele, nutrição, hidratação, clareamento e peelings.

“Não há limite de idade. Dos 12 aos 80 anos, as pessoas procuram se cuidar”, diz Célia, que há 17 anos atua no mercado da beleza.

Uma pesquisa elaborada por professores da Faculdade de Economia da UFF (Universidade Federal Fluminense) sobre o “Impacto Socioeconômico da Beleza” (entre os anos de 1995 e 2004), constatou que o Brasil é um dos países mais vaidosos do mundo. O brasileiro passa 30% do seu tempo melhorando sua aparência, o que deixa o País no 70 lugar entre os mais preocupados. Quem lidera o ranking é a Venezuela, onde a população passa 57% do tempo em frente ao espelho.

Atualmente, o Brasil é considerado o quinto maior mercado na área de cosméticos do mundo, refletindo o comportamento dos brasileiros em relação à beleza.

Fonte:  Pelle Dermatologia
http://www.pelle.com.br/pelenews/noticia.asp?id=79

Comentários

  1. Adorei a matéria
    Pois, sem dúvida nenhuma , hoje vemos como os cosméticos fazem parte do nosso dia-a-dia.

    ResponderExcluir

Postar um comentário