Dicas para escolher um bom hidratante corporal.

Está ai uma coisa que não é muito fácil: escolher um bom hidratante corporal. Se for nos deixar levar pela embalagem ou fragrância levaríamos todos!!! Mas infelizmente é o que fazemos na maioria das vezes, ou seja, somos atraídas por lindas embalagens coloridas e fragrâncias deliciosas e nem sempre no final das contas ficamos satisfeitos.

Às vezes pagamos caro na embalagem e fragrância, mas a formulação mesmo, nada! Claro que para um profissional de cosméticos é mais fácil distinguir se uma formulação é boa ou não. Mas nada que umas dicas não resolvam este problema. Com essas dicas vocês vão poder comprar seus hidratantes mais cientes e poder comparar uma formulação com outra e também os preços.

Primeiro - Antigamente, as empresas na hora de colocar os ingredientes no rótulo não tinham uma ordem estabelecida. Mas agora a nova regra é que, as matérias-primas precisam ser colocadas em ordem de concentração, do maior para o menor e isso já facilita muito. Assim, a água (aqua) sempre estará em primeiro lugar e a fragrância (parfum), será um dos últimos.

Sengundo - Tomando por base a primeira dica, já temos uma idéia se a formulação é boa ou não, se o preço é justo ou se é só marketing. Ou seja, quanto mais próximo a matéria-prima estiver da água, maior a sua concentração, ao contrário, se ela estiver perto da fragrância (se tratando de cremes).

Terceiro - As matérias-primas mais comuns em cremes hidratantes são:

- Silicones: melhoram a espalhabilidade, suavidade, proporcionam toque sedoso e maciez. Ex: Cyclometicone, Dimethicone, Cyclopentasiloxane, Stearyl Dimeticone e outros.
Os silicones possuem um custo alto, então se forem umas das primeiras substâncias da composição, a formulação é mais cara, porém o toque e efeito pode ser compensador.

- Glicerina (Glycerin): utilizada como hidratante e protege a pele do ressecamento. Não é uma matéria-prima que possui alto custo.

- Óleo mineral (Mineral Oil ou Paraffinum Liquidum): por ser uma matéria-prima com baixíssimo custo, ela é muito utilizada na área cosmética em óleos para massagem, cremes capilares e hidratantes corporais. Possui ação hidratante, porém ultimamente o seu uso em cosméticos está sendo substituído por outros óleos principalmente de origem vegetal.

- Emolientes: suavizam e amaciam a pele deixando com sensação de hidratação. Normalmente estas substâncias têm a terminação “–ate” na nomenclatura. Ex: Isopropyl stearate, Ethylhexyl palmitate, Isononyl isononanoate e etc.

- Óleos vegetais: são hidratantes, evita a perda de água da pele e a mantém suave e macia. Os mais usados são os óleos de girassol, amêndoas e macadâmia, mas existem outros no mercado que geralmente possuem a mesma ação. Óleos vegetais de boa qualidade possuem um custo alto, o que deixa a formulação mais cara. Na composição sempre terão a finalização oil, ex: Sweet Almond Oil (óleo de amêndoas).

- Outros ativos: algumas substâncias podem ser adicionadas na formulação para incrementar o “claim” do produto, ou seja, aumentar os benefícios. Por exemplo, podem ser adicionados proteínas, extratos e outros.

Quarto - Dependendo para qual o tipo de pele o hidratante está direcionado, haverá uma alteração nas concentrações das matérias-primas, por exemplo, para pele ressecada deverá haver maior concentração de óleos do que o hidratante para a pele normal ou oleosa, sendo que para estas, as concentrações maiores pode ser silicones e emolientes. Basta reparar a ordem de colocação dos ingredientes no rótulo.

Quinto - Se mesmo depois dessas dicas você ficar com dúvidas de qual o hidratante comprar, a dica é: experimente. Não fique com vergonha. Coloque uma pequena quantidade sobre a mão e sinta o toque do produto, a espalhabilidade e hidratação. E para completar o tira-teima, escolha o produto com a fragrância que mais lhe agrade.

Genaine Ferreira
Farmacêutica Cosmetóloga


Comentários

  1. ola minha querida gostei mt de ver o teu blog , e ja vou colocar um janela no nosso blog a informa , bjs minha linda e boa sorte , blz

    ResponderExcluir

Postar um comentário