Revendo os conceitos: Homens x Cosméticos

Agora é que são eles! Já se foi a época em que os homens faziam uni-duni-tê para escolher qual dos vários shampoos da esposa, mãe ou irmã iam usar para lavar os cabelos, na maioria das vezes escolhia o que estava na frente. Isso quando eles não lavavam com o sabonete mesmo, o que era mais prático. Hidratantes para o corpo? Nem pensar, “homem não precisa disso” é o que eles falavam. Mas as coisas mudaram, eles estão usando produtos cosméticos e são clientes exigentes. Só no Brasil, o mercado de cosméticos masculinos cresce cerca de 10% a cada ano (para saber mais acesse http://www.abihpec.com.br/).

A sociedade vem evoluindo ao longo dos tempos, assim como os conceitos e os padrões de beleza. Tempos atrás mãos grossas, calejadas e barba para fazer eram sinais de um homem trabalhador e másculo e chamavam a atenção das mulheres. Mas agora, cuidar da aparência é um quesito importante para o mercado de trabalho e na conquista das mulheres.

Fatores culturais, sociais, familiares, econômicos e psicológicos agem em conjunto para que esta mudança do hábito masculino cresça nos últimos anos. A mídia cada vez mais vem mostrando homens bonitos em propagandas de produtos cosméticos masculinos associando a boa aparência com o sucesso profissional e amoroso.

A principal característica que eles procuram nos produtos é a praticidade. Eles não se importam com o preço, mas a praticidade é fundamental. De preferência um produto que pode ser usado para fazer a barba, escovar os dentes, lavar os cabelos e o corpo, hidratar a pele e servir como protetor solar, tudo em uma única aplicação ao dia! Eles não têm tempo e nem paciência para usar um produto para cada tipo de benefício no tratamento diário. E as indústrias sabem disso. Elas fazem milhares de pesquisas para poder desenvolver os produtos para este público exigente. As embalagens devem ser claramente identificadas, ou seja, deve estar escrito “Homem”, “Men” ou qualquer outra indicação que aponte para eles, de preferência uma cor mais masculina (tons de azul, verde, preto ou cinza), instruções de uso com linguagem mais direta, sem muitos rodeios e com resultados imediatos.

As formulações também são específicas para eles. Devido a diferenças hormonais, a pele do homem é mais oleosa, tem maior quantidade de pelos e produzem suor excessivo. Além disso, a pele masculina está sujeita agressões externas como o barbear diários, sem falar que eles consomem mais bebidas alcoólicas e cigarros que influenciam negativamente na pele. Ligados a estes fatores está a maior probabilidade de surgimento de acnes na face, tórax e costas (devido a alta produção de sebo pelas glândulas sebáceas nestas regiões), pelos encravados, seborréia no couro cabeludo e a mais temida de todas: a calvície. Contudo isso, as formulações de produtos masculinos devem ter texturas e toques secos, que ajudem a controlar a oleosidade e ao mesmo tempo ter ação hidratante.

Já existem vários produtos disponíveis no mercado para eles: hidratantes para o rosto com ação antifadiga, antibrilho e antirrugas, filtros solares em spray, géis de barbear, shampoo 3 em 1 (cabelo, corpo e para barbear) até maquiagem discreta. Os mais procurados continuam sendo produtos anticaspa, antiqueda, que combatem a oleosidade, desodorantes de ação prolongada, perfumes amadeirados e cítricos, géis e finalizadores para cabelos. As tinturas não são o forte para o setor masculino, pois não costumam tingir os cabelos para esconder os fios brancos, para eles o maior charme é mostrá-los.

Ao contrário das mulheres, os homens são fiéis à marca. Não trocam de marca facilmente, só mudam de produto quando têm certeza de que encontraram outro melhor. Quando eles percebem e gostam da performance do produto, acabam adotando-o e incorporando-o à sua rotina.

Os produtos cosméticos para o público masculino é a sensação do momento. As indústrias cosméticas estão em busca de novas tecnologias para agradar ainda mais este público exigente. Isso significa que as empresas do setor estão investindo em produtos de beleza para homens, porque eles estão cada vez mais preocupados com a aparência.

São Paulo, 16 de junho de 2010.

Farm. Genaine Ferreira

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