Quatro passos para ter uma pele linda e saudável.

A pele é tão importante que revela até mesmo o estado geral da nossa saúde. Se você é saudável, ela, quando bem cuidada, será lisa, brilhante e tonificada.

A relação das pessoas com a pele é tão importante que pode garantir mais sucesso e satisfação até no campo profissional. Por isso, pequenos cuidados diários ajudam a mantê-la bonita e saudável. Dessa forma, nossa autoestima melhora e, consequentemente, nos relacionamos de forma mais positiva com as pessoas e com o mundo ao nosso redor.

Primeiro passo: Reconheça o seu tipo de pele.

Poucas pessoas sabem afirmar com segurança qual o seu tipo de pele. Esta tarefa realmente não é fácil. Segue dicas que te orientará:

- Normal: em geral, tem poros pouco abertos e aspecto saudável. Macia e viçosa não apresenta vestígios de acne ou outros problemas. A oleosidade e a hidratação são equilibradas.

- Oleosa: tem brilho e poros abertos. Apresenta muitos pontos pretos (cravos), principalmente no rosto, e tendência à acne.

- Seca: tem facilidade para adquirir marcas ou rugas de expressão. Seus poros são imperceptíveis, mas a textura tende a ser áspera. Pode repuxar e coçar com mais facilidade.

- Mista: de todos os tipos, é o mais comum. Tem características das peles seca e oleosa, poros abertos e pontos pretos principalmente na zona central (testa, nariz e queixo).

- Sensível: fica vermelha e coça com muita facilidade, reagindo ao clima, ao ar condicionado e aos cosméticos. É fina e, em geral, seca.

- Não sensível: sua cor tende a ser uniforme e dificilmente desenvolve reações a agentes externos. Também é mais resistente ao processo de envelhecimento.

- Fina: sua espessura é menor, deixando transparecer até vasos e outras estruturas. Fica vermelha e se machuca com facilidade.

- Grossa: ao contrário da fina, é mais espessa e resistente a pequenos traumas. Também apresenta rugas.


Segundo passo: aprenda a protegê-la do sol.

- Protetor solar: É de suma importância o uso de protetor solar em qualquer lugar pois os raios UV se reflete na areia, água, mar, neve e concreto. Até nos dias nublados há incidência de raios UVA e UVB sobre a pele.

- Como aplicar: passe o protetor solar 30 minutos antes de se expor ao sol. Aplique também nas mãos, nos pés e nas orelhas. Reaplique depois de 30 minutos e, após esse reforço, repita o procedimento a cada duas horas ou sempre que transpirar muito.

- Horário ideal: mesmo usando protetor, evite exposição ao sol em excesso entre 11h e 15h. Nesse período, os raios atingem sua intensidade máxima e podem causar danos mais profundos à pele.

- Evite usar: cosméticos, perfumes, comer frutas ácidas e ingerir medicamentos antes de se expor ao sol, pois, dependendo da composição, podem manchar a pele.


Terveiro passo: Limpe e hidrate sua pele.

- Limpeza: É importante utilizar diariamente um sabonete com formulações mais neutras e após passar um tônico para eliminar os resíduos mais profundos.

- Hidratação: A utilização de hidratantes é importante porque funcionam de duas maneiras: impedindo que parte da água saia do corpo ou mantendo a água dentro da pele.

- Ar condicionado: poluição, ambientes fechados e com ar condicionado ou aquecimento central ressecam a pele. Por isso, a mantenha limpa e bem hidratada se tiver de permanecer longos períodos nesses locais.


Quarto passo: alimentos como aliados.

- Beba água: não deixe de ingerir dois litros de água por dia, mesmo no inverno, pois assim você mantém o corpo hidratado de dentro para fora. Além disso, a água é importante porque elimina impurezas, transporta oxigênio e outros nutrientes por meio da corrente sanguínea, mantém a temperatura do corpo e tem papel fundamental na manutenção do viço da pele.

- Chá verde, branco ou preto: Além de hidratar, esses chás fornecem antioxidantes que protege a pele em relação aos danos causados pela exposição solar. Substitua gradualmente o café diário por esses chás. Sabe-se também que a celulite, flacidez e gordura localizada podem ser melhoradas com a ingestão moderada desses itens.

- Fuja da gordura, do sal e do excesso de açúcar: o sal, por exemplo, tende a reter líquidos e aumentar possíveis inchaços. Sabe-se também que celulite, flacidez e gordura localizada podem ser melhoradas com a ingestão moderada desses itens.

- Saúde no prato: vitaminas e nutrientes ajudam a manter a pele bonita, jovem e saudável. Alimentos ricos em vitamina A e fibras deixam o cabelo e a pele mais saudável. Unhas bonitas estão relacionadas ao consumo regular de proteínas.

Livro: Beleza sem mistério
Dra. Dermatologista Denise Steiner

Comentários