Creme com ativos antioxidantes na prevenção do envelhecimento da pele.

Está na moda usar creme antioxidante para prevenção do envelhecimento da pele. O mercado disponibiliza vários ativos com ação antioxidante que combatem os radicais livres. Mas você sabe o que são radicais livres e antioxidantes? Qual a ligação deles com o envelhecimento precoce?

Uma das certezas que temos nesta vida é que um dia todos vão envelhecer e morrer. Há pessoas que tentam pular a primeira parte com plásticas, botox e outros métodos e até conseguem um efeito remediador, mas quando exageram acabam adquirindo uma aparência pouco natural. Por mais que existam métodos para melhorar a aparência externamente, ainda não inventaram métodos que anulem ou parem o processo biológico do envelhecimento internamente, o máximo que conseguiram foram formas de amenizar os efeitos do envelhecimento e retardar o envelhecimento precoce.

O envelhecimento ao longo da vida é variável entre as pessoas devido às características do organismo, raça, estilo de vida, hábitos alimentares, doenças e outros. Mas existem fatores externos que aumentam as reações na pele e com isso, provocam o envelhecimento precoce. Entre eles, a poluição e a radiação UV, por ajudarem na formação de radicais livres.

Os radicais livres são compostos químicos originados de reações do próprio organismo humano, e são altamente reativos e instáveis. São formados durante a respiração e a digestão de alimentos e podem causar danos às células e causar diversas doenças graves associadas ao envelhecimento, como câncer, arteriosclerose, diabetes, Parkinson, artrite reumatóide, catarata e Alzheimer. Mas, não é correto pensar que os radicais livres são somente nocivos, porque também agem de forma positiva, principalmente no combate a microrganismos invasores e são encontrados em todos os organismos como produtos normais do metabolismo celular.

As substâncias que interrompem o efeito prejudicial dos radicais livres são os antioxidantes. Algumas dessas substâncias são produzidas pelo nosso organismo, enquanto outros vêm da dieta através de frutas, vegetais, peixes e outros.

A nossa pele é constituída por células e várias proteínas, como o colágeno que faz parte da estruturação da pele. Quando os radicais livres atacam as células e as proteínas da nossa pele, estas sofrem transformações irreversíveis na sua forma e função, e com isso ocorrem alterações na estrutura da pele como a desidratação, rugas, manchas e etc. Daí o uso de antioxidantes em cremes, que só farão efeitos se penetrarem na pele.

Os principais antioxidantes utilizados em cremes são:

- Vitamina C: inibe a ação dos radicais livres e ajuda na síntese de colágeno.

- Vitamina E e A: os mais conhecidos antioxidantes naturais.

- Glutationa: é indispensável para o transporte de aminoácidos nas células e neutraliza os radicais livres.

- Zinco: tem ação antiinflamatória, ativa fatores de crescimento da pele e ajuda nos processos de reparação pós-traumática.

- Selênio: ajuda na proteção contra os raios UVA.

- Extratos da casca do pinheiro (Pinus pinaster Sol): compostos neutralizantes dos radicais livres e auxilia na prevenção de inflamações.

- Extrato de romã (Punica granatum L.) e extrato de chá verde: ação antioxidante para cremes.

- Extrato de café: potente antioxidante que combate os radicais livres.

Os mecanismos antioxidantes são muito complexos. A ação do ativo antioxidante em cremes irá depender da formulação e da capacidade do ativo chegar ao local de ação (transdérmica). A primeira estratégia a ser adotada para evitar o envelhecimento precoce é a proteção adequada contra raios UV com o uso de protetor solar e uma alimentação balanceada com frutas, legumes e verduras. Os cremes com ativos antioxidantes devem ser usados como auxiliares na prevenção do envelhecimento, mas nunca para substituir o uso do protetor solar.

São Paulo, 18 de junho de 2010.

Genaine Ferreira
Farmacêutica Cosmetóloga.

Comentários